Domingo, 8 de Agosto de 2010

Galinha

O galo é o "despertador" - canta bem cedinho logo pela manhãzinha, para acordar todas as pessoas e os outros animais. Ao fim da tarde é o primeiro a recolher para que as galinhas também o façam. Quando o mau tempo está a chegar, as galinhas são as primeiras a recolher, indicando ao dono que o tempo está rapidamente a mudar e que é melhor abrigar os outros animais.

 

 

Depois da refeição da manhã, normalmente milho e farinhas, passam o resto do dia a esgravatar e comer tudo o que apanham na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos eou mesmo migalhas. Durante os períodos de calor, ficam à sombra, de asas e bico aberto para manter a sua temperatura o mais constante possível.
Quando chega a hora da postura, dirigem-se ao local que o criador escolheu e onde criou ninhos em palha para esse fim, e depositam o seu ovo, cantando logo após a postura, para chamar a atenção sobre o seu acto.

 


Se, eventualmente, não houver um sítio pré definido, vão escolher um local para pôr o primeiro ovo, e a partir daí vão sempre fazer a postura no mesmo sítio.
Normalmente em cada galinheiro só há um galo porque se houver mais vão andar sempre a lutar vão lutar pelo domínio do galinheiro. 

As galinhas entram em fase de choco, começando a reunir os seus ovos e, se possível, puxando ainda, com o bico, alguns que não sejam seus, já que o facto de a galinha pôr os ovos não implica que esteja em fase de os chocar e, normalmente, feita a postura, as galinhas voltam ao seu dia a dia.
As galinhas chocam tantos ovos quantos couberem debaixo do seu corpo, não têm que ser necessariamente seus e a galinha não distingue os que são seus e os que não o são, criando todas as crias que nascerem. O tempo de incubação são 21 dias, começando então a nascer os pintos, que vão partindo a casca com o seu bico.

 



Como são aves, os pintos, poucas horas após o seu nascimento, já andam atrás da mãe a debicar e comer tudo o que apanharem no chão.

Vencedora: http://cachos-de-ouro.blogs.sapo.pt/

publicado por Animalia às 15:00
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Becký a 8 de Agosto de 2010 às 22:35
me ajuda! como faço pros meus pais deixarem eu comprar um hamster/??


De EVANUNES a 9 de Agosto de 2010 às 11:22
Olá :)
Reparei que já mudaram o visual do blog, está muito giro. Pois, nós agora quando nos lembramos disso rimo-nos.


Comentar post

Status

Nome do blog: Animalia

E-mail: blog.animalia@hotmail.com

Facebook: Aqui

Data de ínico: 23 de Março de 2010

Gerentes: Teresa Catarina

Colaboradora: Ana

Contador de visitas:

Contador grátis
Desde 11 de Setembro de 2010
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!
">
">
” title=