Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Carraça

O que é?

 

A carraça é um ectoparasita que se alimenta do sangue de cães, gatos, suínos, ruminantes, aves, etc.

Existem 800 espécies mas, em Portugal existe só uma dezena delas. Vamos falar-vos especialmente de duas espécies, são ambas as que mais parasitam os nossos cães:

 

Carraça dura - É aquela que a cutícula é dura, é muito parecida com  escaravelho

Carraça mole - É aquela que a cutícula é mole. Esta espécie fixa-se especialmente nas orelhas e incha quando está cheia de sangue, parecendo um feijão

 

Como "aparecem" as carraças nos nossos cães?

 

As carraças não aparecem nos nossos cães por magia. Como não voam nem saltam, instalam-se nas ervas e nos arbustos e esperam que o seu hospedeiro passe e se rosse na  vegetação.

 

Como evitar a infestação?

 

Infelizmentee não existe nenhum esquema preventivo. As carraças podem estar em todo o lado, desde jardins públicos a jardins privados.

 

Como combater a carraça?

 

Tal como acontece com a pulga a carraça não se deve combater só no animal mas, também no ambiente. Existem 2 formas fáceis de eliminá-la:

  1. Com uma pinça: Atenção: Quando se usa uma pinça para arrancar a carraça, deve ter-se o cuidado de usar previamente álcool ou éter para “adormecer” o parasita. É que este usa umas garras para se fixar na pele no cão e estes líquidos, para além de desinfectarem a picada, ajudam a sua remoção. De outra forma, à força, o parasita é retirado mas as garras ficam agarradas à pele, podendo causar uma infecção posteriormente;
  2. Antiparasitários específicos - disponíveis no veterinário.

Quanto ás infestações em locais públicos é impossível fazer com que o cão não "ganhe" carraças, tentem evitar locais públicos onde sabem que poderão estar infectados ou caso o levem, assim que chegarem a casa desinfectem-nos. No ambiente doméstico, seja dentro de casa ou no jardim, todos os locais devem ser desinfectados com insecticidas apropriados mas, sempre tendo em atenção que esses produtos não intoxiquem o animal.  

[ninfas.jpg]  

 

Febre da carraça

 

Com certeza já ouvimos muitas vezes falar na febre da carraça mas, com certeza alguns de vocês não sabem bem o que isso significa. A febre da carraça manifesta-se especialmente entre Abril e Setembro e é provocada pela bactéria rickétsia. Esta bactéria é transmitida ao homem através de cães ou roedores. A população mais afectada são as crianças com menos de 15 anos. Os primeiros sintomas após a picada da carraça surgem ao fim de uma semana. Geralmente surge febre, dores musculares e de cabeça, enjoo, vómitos e perda de apetite. Aparece mais tarde manchas e pápulas que se espalham pelo corpo todo, incluindo as palmas das mãos e plantas dos pés. Se encontrar-mos uma carraça em nós não devemos entrar em pânico e devemos retirá-la imediatamente - só vamos ao médico caso haja qualquer sintoma indicado acima. 

 

publicado por Animalia às 15:00
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De rennata a 18 de Agosto de 2010 às 15:59
são mesmo horríveis as carraças :X
podias votar aqui, por favor? http://omelhordosmelhores.blogs.sapo.pt/ :)
beijinhos.


De cattý εïз a 18 de Agosto de 2010 às 18:16
é muito útil este post! o meu cão às vezes tem, e eu meto-lhe advantix, depois do banho. e assim posso abraça-lo sempre que quiser! :D


De ParadiseKiss a 18 de Agosto de 2010 às 22:55
As duas plaquinhas são para vocês


De R. a 19 de Agosto de 2010 às 12:36
consigo, prefeitamente :)
o único problema é ali em cima, quando carrego em "Hamsters" vai para os animais da quinta, quando carrego em "Gatos" vai para hamsters :s e por aí.


De R. a 19 de Agosto de 2010 às 12:45
pois, mas deixa lá :)
eu acho o blog óptimo na mesma <3


De cattý εïз a 19 de Agosto de 2010 às 15:07
Olá, claro que podia, vais a: http://www.iconj.com/gallery.php
Beijinhos.


De cattý a 19 de Agosto de 2010 às 16:25
Olá, surgiu-me uma dúvida: o meu cão, tem as unhas enormes! O que achas que devo fazer, comprar ou pôr-lhe para as unhas não ficarem tão compridas?


De Fashion Addicted a 19 de Agosto de 2010 às 18:47
Quando era pequenina uma carraça agarrou-se ao meu braço, quando andava a brincar na erva :b hoje em dia acho graça mas na altura entrei em panico. Ahaha


De cattý a 19 de Agosto de 2010 às 22:04
Não, estou a perguntar, o que achas que devo fazer para ele não ter as unhas tão grandes...


De cattý a 19 de Agosto de 2010 às 22:29
Ok, é melhor fazeres.


Comentar post

Status

Nome do blog: Animalia

E-mail: blog.animalia@hotmail.com

Facebook: Aqui

Data de ínico: 23 de Março de 2010

Gerentes: Teresa Catarina

Colaboradora: Ana

Contador de visitas:

Contador grátis
Desde 11 de Setembro de 2010
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!
">
">
” title=