Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Cavalo marinho

O cavalo marinho vive em águas temperadas e tropicais. O cavalo marinho, assim como o camaleão, consegue mudar de cor e mexer um olho independentemente do outro. Nadam na vertical, movimentando rapidamente o seu corpo.

 

Alimentação:

O cavalo marinho alimenta-se de vermes e crustáceos. É um animal que não tem o costume de ir atrás do seu alimento logo come aquilo que lhe passar á frente. A sua cauda longa ajuda-o a comer os crustáceos: com a cauda amarra-se ás plantas submarinas e alimenta-se dos pequenos crustáceos.

Reprodução:

A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa na base da sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos abrem-se e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetro. Sobem logo à superfície para encher as suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes, mesmo sendo frágeis.

Curiosidade:

Mitológicamente, acreditava-se que este peixe era meio peixe, meio cavalo. Aristóteles (384 – 322) a.C., foi o primeiro investigador de historia natural a descrever o cavalo-marinho, afirmando que este se “desunia durante a época de desova” para parir os juvenis.

 

publicado por Animalia às 15:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De arca_animalis a 26 de Agosto de 2010 às 20:35
Olá,
Desculpa a ausência mas não tenho vindo à net. Contudo sempre que posso venho visitar o teu blog, que adoro.
Por favor passa pelo meu blog de animais e deixa a tua opinião sobre o meu último post. Quem sabe podemos acordar para a realidade que existe lá fora...
Conto contigo!
Obrigado.

p.s. o novo visual está excelente.Adorei.


Comentar post

Status

Nome do blog: Animalia

E-mail: blog.animalia@hotmail.com

Facebook: Aqui

Data de ínico: 23 de Março de 2010

Gerentes: Teresa Catarina

Colaboradora: Ana

Contador de visitas:

Contador grátis
Desde 11 de Setembro de 2010
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!
">
">
” title=