Domingo, 12 de Setembro de 2010

Chinchila

Origem: Na Natureza, a chinchila está praticamente extinta.
O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão.
Restam, portanto, duas vias através das quais se tem mantido a sobrevivência destes animais. Uma, que é a sua criação para produção de pele, a qual não comentamos, mas que tem o mérito de ir mantendo a espécie e evitando, ou pelo menos refreando, a continuação da caça selvagem. Outra, é a criação da espécie para a produção de animais de companhia, que é aquela que mais nos interessa.

Como animal de estimação:  A chinchila é um bom animal para ter em casa pois é um animal manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais, assim como todos os animais.

Cuidados: O espaço onde a chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias. Quanto mais simples for a caixa, melhor.
Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão (semelhante ao dos gatos) ou aparas de madeira pequenas.
As chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal.

Deve haver sempre água limpa em abundância para a chinchila beber, de preferência num bebedouro com esfera rotativa.

Bebedouro com esfera rotativa

 

Podem deixar a chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para «estrear» os fios eléctricos e os móveis.
Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.

Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes - disponível numa loja de animais para esse fim.

 

Alimentação: Deverá dar-lhe a sua ração e alfafa em cubo e em rama (alternando os dias) ou feno da montanha e suplemento alimentar. Podem sempre dar-lhe uns atributos (de vez em quando!) como por exemplo: maçã desidratada e banana desidratada.

 

Tamanho, peso e esperança de vida
As chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver cerca de 18 anos.

 

P.S: Ainda não sei por onde anda a colaboradora. O que se passa? :s

publicado por Animalia às 15:00
link do post | comentar | favorito

Status

Nome do blog: Animalia

E-mail: blog.animalia@hotmail.com

Facebook: Aqui

Data de ínico: 23 de Março de 2010

Gerentes: Teresa Catarina

Colaboradora: Ana

Contador de visitas:

Contador grátis
Desde 11 de Setembro de 2010
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!
">
">
” title=