Sábado, 10 de Abril de 2010

RE: Matilde - Quais os cuidados a ter com os cães?

A leitora Matilde quer saber mais sobre os cuidados a ter com os cães e é uma óptima pergunta! Vejam o blog dela: http://wildisourside.blogs.sapo.pt/

 

 Devemos vaciná-los:

 Ás 6 semanas- Vacina Parvovirose e Esgana

 Aos 2 meses – Parvovirose, Esgana, Hepatite, Tosse de canil e Leptospirose 
 Aos 3 meses – Reforço da anterior 
 Aos 4 meses – Raiva
 1 ano- Parvovirose, Esgana, Hepatite, Tosse de canil, Leptospirose e Raiva.

 

Aviso: Não devemos deixar o nosso cachoro contactar com o chão de espaços públicos (incluindo a sala de espera do veterinário) ou outros cães adultos sem sabermos se estão vacinados, antes de ter passado pelo menos 15 dias após o reforço das vacinas antes dos 4 meses.

 

  Também os mosquitos são fontes de duas doenças graves, potencialmente fatais, como a Leishmaniose e a Dirofilariose (verme do coração). Para proteger o seu cachorro deve desparasitá-lo com uma pipeta anti-parasitária todos os meses a partir dos 2 meses.

 

Quanto ao banho:

Qualquer cão que necessita de tomar banho mas, não deve fazê-lo nos 15 dias que se seguem á vacina, pois  o seu sistema imunitário deve estar ocupado a lidar com a vacina em vez de uma constipação. O mesmo é válido para os cachorros, estes só devem tomar banho 15 dias após a vacina da raiva. Se entretanto ficar sujo, pode sempre limpá-lo com toalhetes dodot ou champô seco em pó.
A frequência dos banhos varia conforme o tipo de pêlo e estilo de vida de cada cão. Cães com pêlos curtos e/ou densos podem tomar banho no máximo de 2 em 2 meses, sendo o ideal 2 vezes por ano. Cães com pêlos compridos e sem sub-pêlo, do tipo Yorkshire ou Caniche, podem tomar banho todas as semanas, sendo o ideal uma vez por mês e sempre com champôs hidratantes e acondicionador no final. Mas NUNCA utilizar  champôs para pessoas, detergentes ou sabão, porque estragam a pele dos cães e para os cachorros use um champô suave, especial para cachorros.

 

Para manter-mos os nossos cães limpos, tirando aqueles cheiros insorputáveis é escovar o seu pêlo uma 1/2 vezes por semana.

 

Deve dar apenas uma refeição por dia a cães adultos, especialmente de raças grandes, causa muita sofreguidão a comer (ingestão de muito ar e comida mal mastigada) o que pode originar uma dilatação ou torção do estômago, que poderá matar o animal se não for tratada dentro de poucas horas. Evite também passear ou brincar com o cão, 2 a 3 horas depois de comer.

O cachorro em crescimento deve sempre comer uma ração de alta qualidade apropriada para a sua idade e para a sua raça. Deve ser habituado a comer SÓ ração, pois contem quantidades de proteína e gordura apropriadas para um crescimento harmonioso e com todas as vitaminas e sais minerais que ele precisa, sem necessidade de suplementos. Tente respeitar as doses indicadas na embalagem e mantenha o seu cachorro mais para o magro do que para o gordo o que implica moderação com as guloseimas, pois um peso excessivo durante o crescimento poderá deformar as articulações e ossos.


   Para limpeza dos dentes, pode dar ao seu cachorro, ossos com flúor, ossos de couro prensado ou brinquedos de borracha que sejam suficientemente grandes para que não os possa engolir e que não lasquem. Em adulto pode dar também ossos de porco fumados ou rótulas de vaca, mas nunca dê ossos de aves, pois estes se forem engolidos podem perfurar os intestinos.

 

   Para evitar que a sua cadela fique prenha, poderá castrá-la(eu já falei da castração/esterialiazação anteriormente: http://maissobreanimais.blogs.sapo.pt/4494.html, leiam... só não falei do preço, é assim tudo depende um pouco da clínica a que forem; na clínica a que levo os meus animais de estimação, nos machos é 50 euros e nas fêmeas 100 euros (acho que devem rondar esse preço em todas as clínicas).

   A licença e o registo devem ser efectuados entre os 3 e os 6 meses de idade, mas só depois da vacina da raiva. Se o seu cachorro não tiver microchip, aconselho a colocá-lo nesta altura também.

 

Existem certas raças de cães que estão mais sujeitos a certas doenças, por exemplo, os dálmatas têm a facilidade de serem surdos. Se quiserem saber quais as doenças a que a raça do seu cão está sujeito é só dizerem qual a raça e eu faço um post! (mas não quer dizer que eles tenham mesmo essas doenças/deficiencias, é só uma tendência ) ;)

 

 

PREÇOS:

Castrar: nos machos 50 euros e nas fêmeas 100 euros (pelo menos, na clínica onde levo os meus animais de estimação é assim, por isso o preço devo rondar este valor);

Leptospirose: depende, mas oscila entre 45 euros a 60 euros (depende a clínica);

Raiva: a vacina contra a raiva é mais barata, entre 15 euros a 25 euros

 

Se continuarem com dúvidas digam!

 

 

 

publicado por Animalia às 19:40
link | comentar | favorito
3 comentários:
De julia a 15 de Abril de 2010 às 19:17
Isto um cachorro?

Nao parece :d

lool



De Joana a 12 de Maio de 2010 às 22:31
para castrar o meu labrador foram quase 300 euros. e no hospital do restelo tb era a volta disso...


De Animalia a 12 de Maio de 2010 às 22:37
Olá Joana! Eu na clínica onde levo os meus animais de estimação castrar um animal macho é por volta dos 50 euros e as fêmeas por volta dos 100 euros. Antes de castrar vê bem todas as clínicas veterinárias para escolheres a melhor opção.

Fazes muito bem em castrá-lo!


Comentar post