Terça-feira, 11 de Maio de 2010

Manutenção do gato

Estes dias tem me dado para publicar coisas sobre os gatos :D ... É a semana dos gatos.

 

Bom, vamos ao post. Hoje trago-vos certas digas e curiosidades sobre a manutenção do gato.

 

O gato é um animal que adora estar perto das pessoas (excepto os gatos curiosos) e que adora uma casinha quentinha e achonchegadora. Mas, é bom deixar-mos o nosso gato vir até cá fora, ao jardim. Não devemos proibir o gato de estar na sala ou nos quartos pois, os gatos gostam de estar onde os seus donos também estão.

 

Não devemos devemos ralhar com um gato recém-chegado só porque ele arranhou aquela mobília tão novinha e bonita pois ele não sabe, temos de dar tempo para que ele se habitue que não o deverá saber (eu já dei umas dicas sobre o comportamento do gato, no post anterior).

 

A primeira coisa para um gato recém-chegado é arranjar-lhe uma caixa de areia própria para ele, uma cestinha para ele dormir (embora que ele irá gostar mais do sofá) e um comedouro e bebedouro num lugar onde o gato consiga comer em paz. Para afiar as unhas um tronco próprio para ele afiar as unhas.

 

Este objecto faz de cama para dormir que até dá para 2 ou 3 gatos e tronco para afiar as unhas.

Estes produtos poderão ser encontrados em supermercados ou lojas de animais.

 

É aconselhável ter em casa um pouco de erva; os gatos precisam de engolir erva para fazer sair as bolas de pêlo que engolem ao lavarem-se. Um pequeno vaso ou tigela de relva comum serve perfeitamente.

 

Todos os gatos deveriam ser vacinados e desparasitados. A vacinação previne várias doenças contagiosas e muitas vezes mortais de afectarem o seu gato, tais como a panleucopénia, a gripe e a raiva. A desparasitação limpa os intestinos do gato dos vermes parasitas, tais como a bicha-solitária e as ascárides. A deparasitação começa na 12º semana  de vida.

 

O gato é um animal muito curioso por isso podemos ter cuidado com todos os objectos, as agulhas, tachas, fios, remédios e produtos de limpeza. Antes de fechar o frigorífico ou a máquina de lavar roupa verifique se o gato não entrou... se permanecer lá dentro, morre de certeza! Ratoeiras e veneno para os ratos não devem ser colocados ao alcance dos gatos.

 

Por favor, nunca levante o gato pela nuca, como as mamãs gatas fazem ás suas crias. Levantar o gato pela nuca pode causar graves ferimentos internos e permanentes. Para pegar no gato, coloque as mãos por baixo da barriga, uma entre as pernas da frente e outra à volta das pernas traseiras, porque é o método mais indicado, e ainda se assegura de que ele não consegue fugir!

 

Há determinadas raças, como os siameses, que gostam de andar de coleira, mas outros não. Só se deve optar por passear o gato com coleira e trela se não houver mais nenhuma hipótese (pode deixar o gato em casa, que não vai sentir a falta de ir à rua como os cães).

 

Os gatos de pêlo curto conseguem limpar o próprio pêlo. Os donos dos gatos de pêlo comprido devem dar uma ajudinha, escovando o pêlo com uma escova ou um pente. Os gatos demasiado gordos, doentes ou com parasitas devem também poder contar com o auxílio dos donos.

 

 

À excepção do gato Van da Turquia, quase todos os gatos evitam a água. Para além disso, os gatos são animais muito limpos e não precisam de banhos completos.

Ao tentar pôr o gato na banheira para lhe dar um duche, o gato vai reagir muito mal. Para ser um banho eficaz, encha uma bacia com 10 cm de água a uma temperatura entre os 30 e os 35 graus, e meta o gato lá dentro. Existem champôs próprios para dar banhos aos gatos, que são muito bons para a pele e para o pêlo. Toma atenção para que os olhos e as orelhas dos gatos fiquem sempre secas, e quando acabar o banho enrole o animal numa toalha fofa e quentinha. Depois é só secá-lo!

 

Gato Van Turquia

 

Quanto ao corte das unhas temos de ter muito cuidado se não sabemos cortar-las pois a seguir ás unhas, o gato tem nervos e vasos sanguíneos e o gato também afia as suas unhas no tronco mas, caso queiramos  mesmo cortar as unhas podemos deixar esse serviço para o veterinário. 

 

Unhas dos Gatos

 

Se as orelhas estão realmente muito sujas, limpe-as com um lenço de papel. Caso virmos pedacinhos acastanhados idênticos a migalhas, e o gato coça constantemente, devemos levá-lo ao veterinário porque poderá tratar-se de ácaros.

 

Orelhas dos Gatos

 

Atenção ao concurso pois acaba amanhã ás 20:00h.

Palavras chave:
publicado por Animalia às 16:16
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Bruno Moreira a 11 de Maio de 2010 às 19:20
Adorei este post! Está fantástico e informativo! É muito importante para pessoas que têm gatos pela primeira vez...

Em relação ao teu concurso:
Na barra lateral diz que se ficar em 1º lugar tenho direito a fazer "2 pedidos"
Como assim "pedidos"?

Continua com o bom trabalho!!!


De Bruno Moreira a 11 de Maio de 2010 às 19:25
Ah! Ok, obrigado por me dizeres como funciona...


De Bruno Moreira a 12 de Maio de 2010 às 19:26
Olá! Na plaquinha podes por um gato; um cão; um peixe e um pássaro...
Ou com um gato; um cão e apenas o pássaro...

Falta 34 minutos!


Comentar post

Status

Nome do blog: Animalia

E-mail: blog.animalia@hotmail.com

Facebook: Aqui

Data de ínico: 23 de Março de 2010

Gerentes: Teresa Catarina

Colaboradora: Ana

Contador de visitas:

Contador grátis
Desde 11 de Setembro de 2010
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!
">
">
” title=