Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

Vencedor 1º lugar - Bruno Moreira

Olá! O Bruno ficou em 1º lugar no último concurso que fiz. Peço ás duas vencedoras (Júlia e Sara) que vejam a que têm direito e que digam (incluindo o que querem na plaquinha e no post). Mais uma vez muitos parabéns a todos! (:

 

O Bruno como foi o primeiro a fazer os seus pedidos aqui vai:

 

A sua primeira dúvida é como treinar os cães/cadelas facilmente: aqui vai.

 

A melhor idade para começar a treinar um cão depois dos 12 meses de idade mas há quem diga que convém depois dos dois meses enfim, existem diversas opiniões sobre este assunto.

 

Cachorro com apport

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mais importante num treino é ter muita paciência e não lhe bater ou ameaçar isso é a pior coisa que podemos fazer.

 

 

Lado
"Lado" é o primeiro treino que deverá ensinar ao seu cão. Este comando é usado para manter o cão sempre do lado esquerdo do dono. Para iniciar o treino mantenha o cão do seu lado esquerdo e comece a caminhar. E diga "Lado" precedido do nome do cão (p.ex. "Boby Lado") e mantenha o cão sempre próximo da sua perna. Para facilitar o treino segure a trela com a mão direita na ponta e com a mão esquerda junto da coleira. Sempre que o cão sair da sua perna puxe firmamente a trela e repita o comando. As sessões de treino não devem demorar mais de quinze minutos. Nunca se esqueça de felicitar o seu cão sempre que ele fizer aquilo que pretende. Apenas avance para o próximo comando quando o cão tiver aprendido bem este.

 

 

Senta

No final da aprendizagem do comando "lado" o cão deverá ficar espontaneamente sentado do lado esquerdo do dono olhando para a frente. Para começar a ensinar o comando "senta" caminhe com o cão ao seu lado. Depois pare, dê o comando "Senta" e coloque a sua mão esquerda na traseira do cão levando a sentar-se. Use a mão direita para manter a cabeça do cão levantada. Espere um momento, felicite-o e dê o comando "Lado". Repita desde o início até o cão ter aprendido correctamente e deixar de ser preciso pressionar com a mão esquerda. No limite, quando você parar, o cão sentar-se-á sem ser preciso dar qualquer comando "Senta".

 

 

Fica

Como este comando pretende-se que o cão permaneça sentado até comando em contrário. Mantenha o animal sentado (com a treta). Dê o comando "Fica", posicione a mão esquerda à frente do focinho e dê um passo em frente. Repita firmemente o comando "Fica" precedido do nome no animal (p.ex. "Boby Fica"). Permaneça assim durante 10 segundos no máximo. Gradualmente, à medida que o cão se vai familiarizando com o comando, aumente o tempo de permanência do cão. Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.

 

De Pé
Comece igualmente a partir da posição de "Lado". Caminhe um pouco e abrande lentamente e dê o comando "De Pé" (p.ex. Boby De Pé). Não permita que o cão se sente colocando a sua mão direita junto da perna direita traseira do cão. Lembre-se que ensinou o seu cão a sentar-se imediatamente quando pára, portanto, seja persistente e impeça gentilmente que o cão se sente. Com a mistura deste dois comando o cão perceberá que ao para se deverá sentar a menos que lhe seja dado o comando "De Pé". Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.

Aqui
Este é um comando muito importante pois vai permitir soltá-lo sem perder o controlo. Comece com o cão do seu lado esquerdo. Dê o comando (p.ex. Boby Aqui) e puxe a trela obrigando o cão a posicionar-se de frente para si. Com a repetição deste comando poderá em breve fazê-lo sem trela chamando o cão até si. Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.

 

Deita
Para ensinar este comando começa da posição de sentado (do seu lado esquerdo). Ajoelhe-se e coloque o seu braço à volta do pescoço do animal, com a mão na perna direita dianteira. Dê o comando "Deita" precedido do nome do cão e conduza-o até à posição de deitado. Repita o comando (p.ex. Boby Deita) intensamente enquanto o cão se deita. Mantenha-o na posição desejada durante alguns segundos, depois dê o comando "Senta" e repita tudo de novo. Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.

 

Buscar um brinquedo
Comece por interessar o cão pelo objecto fazendo várias brincadeiras centrando a atenção do cão no objecto. Segure-o na boca do cão enquanto puxa, atire-o a uma distância curta. Brinque bastante até o animal se sentir sempre interessado pelo objecto e correr atrás dele e apanhá-lo. Normalmente, depois de apanhar o objecto é natural que o cão fuja com ele para brincar sozinho. É aqui que começa a parte principal do treino. Chame-o alegremente para junto de si e nunca corra atrás dele pois ele pode interpretar como uma nova brincadeira e arruinar-lhe o treino. Quando conseguir que este venha até si, felicite-o efusivamente e retire-lhe o objecto da boca. Se o cão não lhe der voluntariamente o objecto, não puxe, fale-lhe num tom tranquilo, abra cuidadosamente a boca e retire o objecto acompanhando com o comando "Dá". Felicite-o novamente. Repita várias vezes mas nunca cansando ao animal. Este treino só será eficaz enquanto o animal se sentir feliz e interessado.

Este são só os treinos mais básicos, eles estão pela ordem que devem ser ensinados. E nunca nos pudemos esqueçer: Com muita calma, paciência e nunca treinos de muito tempo pois isso irá cansar o animal e ele não se irá interessar pelos treinos. Também temos de ter em conta que há uns animais que conseguem ser treinados mais facilmente que outros devido á sua memória.

 

 

Agora o teu segundo pedido: o segundo pedido do Bruno foi dicas de brinquedos para animais mais velhos.

 

Aqui vai:

 

Nós temos de ter em atenção que quando um animal envelhece ele perde a vontade de fazer certas coisas e uma delas é de brincar, por exemplo, eu tenho um cão com 10 anos e ele também brincava muito e saltava imenso quando era mais novo mas, agora não pois está a ficar velhinho e nem liga nada aos brinquedos, isso é normal, o mesmo acontece a nós, humanos. Os nossos avós quando eram novos gostavam de brincar á bola (feita com farrapos) mas agora não, até porque conseguem andar mal e assim.

Quanto aos brinquedos terás de optar por brinquedos fofos para não magoar as gengivas, pois estas ficam menos resistentes consoante o envelhecimento do animal. Mas se achas que a tua cadela não gosta mesmo de brinquedos, deixa-a estar. Ela é capaz de gostar mais de receber miminhos e de estar na sua cesta a dormir (é o que acontece ao meu).

 

Agora a tua plaquinha (desculpa não estar grande coisa mas eu sou uma principiantezinha a fazer plaquinhas, desculpa mas, fiz o melhor que sei).

 

Foi o melhor que consegui, desculpa :x

 

Sara e Júlia não se esqueçam de pedir o que têm direito.

 

Divulgação do vencedor: http://brunobonecaprincesa.blogs.sapo.pt/

 

 

 



Palavras chave:
publicado por Animalia às 23:00
link | comentar | favorito
3 comentários:
De Bruno Moreira a 13 de Maio de 2010 às 13:14
Obrigado, por responderes aos meus pedidos e por teres feito a plaquinha está linda!
Só há um pequeno erro tu poses-te "Meus animais" e é "Os meus Animais" mas não faz mal, pois está linda e fofa e o cão que poses-te nela é igual à minha cadela mais velha...
As minha cadela mais nova já está a começar a obedecer, mas a minha cadela mais velha está só pelo "Aqui"...
A minha cadela mais velha também tem algum interesse por brinquedos que chiam mas quando vê que a sua filha (a minha cadela mais nova) está ainda mais interessada, ela vai para outra divisão da casa e fica com ciumes

Ah! E obrigado por divulgares o blog! Também vou divulgar o teu!

Continua com o bom trabalho!


De maary a 14 de Maio de 2010 às 08:54
ola
vou continuar os 60 comentarios. peço imensa desculpa por n andar a comentar a serio, desculpa.

passando a frente, este post esta muito bom, muito util parabens!

bjs
MyBlogForYou


De arca_animalis a 14 de Maio de 2010 às 18:02
Olá,
Também gosto muito do teu blog.
é sempre bom saber que ainda existem pessoas,raras é certo, que se preocupam com a defesa dos direitos dos animais!
Juntos por eles!Nunca desistas desta luta que é a defesa dos animais!
Vai comentando, que eu faço o mesmo.


Comentar post