Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Cuidados a ter com o cão no Verão

Hello blog! Bem, hoje esteve mesmo muito calor e por isso é que vos trago aqui este post pois nestes dias temos de ter cuidados com o nosso cão.

 

 

Os cães transpiram pela boca enquanto que, nós transpirámos pela pele. É através dessa transpiração bocal, que os cães combatem o intenso calor. Vamos lá ás regas muito importantes:

  • O cão deve ter sempre á sua disposição água fresca;
  • O animal não pode estar muito tempo exposto ao sol pois caso contrário poderá ocorrer o risco de sofrer o típico "golpe de calor";
  • Se formos fazer uma viagem com ele não deve ser uma viagem muito longa porque o carro é um dos locais que facilmente aquece, para além disso alguns cães enjoam e vomitam, principalmente os cães mais pequeninos. Este mal estar é normal e, se os vómitos continuarem, quando fizer outra viagem deixe-o de jejum, umas horas antes de iniciar o seu percurso.
  • As pulgas e as carraças, aumentam substancialmente no período do Verão, por isso tenha cuidado. Estes parasitas externos, necessitam de ser controlados para não se expandirem. Se o seu cão se coçar sistematicamente, chegando mesmo a ferir-se e mostrar-se muito irrequieto. Tem de ir ao veterinário. Mesmo que o seu cão, seja um animal de muito alimento, não se preocupe, se na altura das temperaturas quentes, isto não acontecer. O calor é muito intenso e faz com que perca o apetite e, se movimente muito menos do que anteriormente.
  • Temos de ter cuidado a levar o cão á passear a pé em dias de muito calor  não devemos  esquecer-nos que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. Se quisermos ir passear com eles temos de  ir em horários da manhã (até as 9h) ou horários da tarde e da noite (a partir das 18h). Atenção que se forem cães de raça de climas frios (ex: o husky) temos de ter cuidado pois eles sofrem mais com o calor.
  • Aumente o número de banhos durante os meses que fazem muito calor.
  • Se você perceber que seu cachorro está sofrendo por causa do excesso de calor, refresque-o com um ventilador.

 

 

 Vencedor: http://brunobonecaprincesa.blogs.sapo.pt/

Palavras chave:
publicado por Animalia às 23:45
link | comentar | favorito
2 comentários:
De gatinhafofa a 22 de Maio de 2010 às 05:18
obrigada pelos conselhos mas eu ja sabia disso tudo.....loooll.... beijinhos!! da uma passeadela pelo meu blogue tambem.


De Alexandra a 23 de Maio de 2010 às 17:46
Hum...
Obrigado ^^
Também gosto do teu :)


Comentar post