Quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Canários

O canário é um animal originário dos Açores, da Madeira e das ilhas Canárias. Nesta espécie, o macho canta, julga-se que para arranjar companheira. Por esse motivo, quando não é época de criação, é normal vermos os machos separados das fêmeas, para cantarem com mais frequência.A fêmea limita-se a piar. A gaiola deve ser comprida e rectangular para ter vários poleiros pois, os canários adoram saltar de poleiro em poleiro. Como a maior parte das aves, o canário gosta de apanhar os primeiro raios de sol da manhã e os últimos da tarde.

Devemos evitar colocar a gaiola em sítios de corrente de ar e durante o dia devemos retirar a gaiola do sol para que o sol não incida directamente no pássaro. Outro aspecto muito importante é que a gaiola deve ter sempre água limpa e fresca e uma banheira, igualmente com água fria e fresca pois os pássaros adoram tomar banho!

 

 

É fácil criar canários em cativeiro, basta jantar um casal na Primavera e pôr um ninho apropriado dentro da gaiola. Passados uns dias, a canária faz a postura e está pronta para chocar os ovinhos!

 

 

 

Quanto á sua alimantação é fácil de encontrar, em qualquer casa de criação das aves, petshops. A água deve ser mudada todos os dias e, se estiver sol devemos mudá-la várias vezes, o importante é que ela esteja sempre limpa e fresca. Também poderemos dar-lhes alguns legumes (lavados) como um suplemento alimentar. No fundo da gaiola ou num pequeno comedouro devemos ter sempre alguns grãos de areia pois, estas aves gostam de ingerir grãozinhos para ajudar na digestão.

 

Os canários vivem até cerca de 5 anos. Na minha opinião, a única desvantagem de ter um canário é que quando este morre sente-se uma grande falta do seu lindo cantar pois, estes animais afeiçoam-se muito aos humanos criando grandes laços de amizade.

 

Dois exemplos de gaiolas para canários

 

publicado por Animalia às 10:32
link | comentar | favorito
4 comentários:
De Catarina *.* a 16 de Junho de 2010 às 10:58
acho os canarios tao bonitos! :D ainda que me faça alguma confusao certos passaros em cativeiro. prefiro vê-losa voar livremente =D


De Catarina *.* a 16 de Junho de 2010 às 11:21
obrigada :)

claro que visito!

beijinhos


De maary a 16 de Junho de 2010 às 20:17
tens a certeza que nao queres que eu faço os 60 comentarios??


De Joana Freitas a 16 de Junho de 2010 às 22:43
Adoro canários! São mesmo bonitos *-*, e aquela penagem é tão gira ! *-* Sempre que vejo canários, derreto-me toda :b, é pena que não possa ter animais de estimação, porque sou alérgica á penagem/pelagem.

Beijinho :* e continua com óptimo trabalho :)


Comentar post