Sábado, 27 de Março de 2010

Parto de uma cadela

Anteriormente já falei do parto da gata (Antes, durante e depois do parto de uma gata), agora falarei do parto de uma cadela.

 

 Gestação:

A cadela atinge a sua maturidade sexual por volta dos 6 meses. O cio das cadelas dura cerca de 15 dias mas pode atingir os 20 dias. A gestação demora entre 58 a 63 dias (+- 2 meses, tudo depende da cadela; o tamanho, peso). Quando uma cadela está prestes a ter os filhotes ela não quer comer e pode sentir-se ofegante, nervosa (estes sintomas podem acontecer 48h antes do parto).

 

 

Parto:

Quando a cadela estiver mesmo prestes a parir ela irá querer deitar-se mas, outras preferem movimentar-se (era óptimo fazer a "caixa de maternidade", tal como no parto da gata).

Irão começar as contracções e a virá o primeiro filhote. As bolsas de água poderão romper-se antes ou depois do parto.

 

Importante:

  • Se os filhotes não nascerem depois de 66 dias após o cruzamento com um cão, deve levá-la ao veterinário;
  • Se a cadela começar a ganir, parecendo ter dores fortes e não nascer nenhum filhote, deve levá-la ao veterinário com urgência.

 

Depois do parto, deve deixar a cadela descançar com os seus filhotes.

Palavras chave:
publicado por Animalia às 14:26
link | comentar | favorito
2 comentários:
De maria a 27 de Março de 2010 às 21:25
eu gostei muito,mas tenho uma dúvida a se a cadela nao tever fome durante muitos dias ela e os seus filhos podem morrer?


De Animalia a 27 de Março de 2010 às 21:28
Cso a cadela não coma é exactamente igual á gata teremos de lhe colocar sempre á beira (a água e comida) porque se ela nao comer depois nao terá leite para os filhotes, mas ela perde o apetite mas depois ela irá comer normalmente! (;


Comentar post