Quinta-feira, 24 de Junho de 2010

Furão

O furão é um animal mamífero utilizado como animal de estimação em muitos países.

 

 

Os furões são animais muito curiosos, energéticos e vigiam todo o ambiente que os rodeia. Nos EUA são considerados os terceiros animais de estimação: 1º cão; 2º gato e 3º furões.

Como são animais muito ágeis e curiosos é normal roeram com muita facilidade esponjas, borrachas, esferovite, etc. 

Actualmente, em ambiente doméstico, uma das principais causas de acidentes fatais com os furões acabam por ser fruto da curiosidade natural do animal, que, ao entrar dentro de sofás rebatíveis ou cadeiras reclináveis, morrem esmagados quando os sofás ou as cadeiras são fechadas.

É por isso importante, por parte dos criadores domésticos, tomar providências com o fim de preparar a casa antes de tomar a decisão de ter um furão como animal de estimação.

 

 

Os furões podem ser animais de estimação maravilhosos para as crianças mas, devem ser vigiados de perto porque se as crianças fizerem dele um brinquedo ou não o souberem pegar ele tentará escapar nem que para isso tenha de arranhar ou até mesmo morder em situações extremas, atenção: o furão vai morder ou arranhar porque a maioria das crianças abraçam-nos com muito força (deve ser por causa de serem tão fofos :D ) que os pobre bichos sentem-se sufocados. 

 

 

 

Os furões são carnívoros e a sua ração pode ser encontrada em qualquer loja de animais podendo até servir a ração para gato.

 

Os furões não requerem muitos cuidados especiais. Precisam que o escovem, que lhes cortem as unhas e lhes limpem as orelhas. Aconselho uma ida ao veterinário, pelo menos, uma vez por ano.

 

Os furões costumam mudar ligeiramente de cor conforme as estações do ano, sendo que ganham uma tonalidade mais clara no inverno do que no verão.

 

No Brasil os furões podem tornar-se animais de estimação mas, em Portugal, a legislação portuguesa não o permite.

 

 

 

publicado por Animalia às 15:00
link | comentar | favorito
7 comentários:
De maria a 25 de Junho de 2010 às 19:39
estagiro mas para disser a verdade nunca soube os furões eram animais de estimação!!!!!


De Animalia a 25 de Junho de 2010 às 19:57
Mas, são..quer dizer, em Portugal não é permitido!


De Secrets from a special person a 28 de Junho de 2010 às 15:56
óin *.* são tão fofos *.*


De Jonathan a 5 de Setembro de 2010 às 03:49

há algumas infomações erradas no post.

1.Rações para gato NÃO servem para furões pois furões são extremamente diferentes de gato. Alguns nutrientes necessarios para um furão não são encontrados em rações para gatos, ou se são, em uma porção menor. E furões possuem um sistema digestorio mais curto tornando assim dificil a quebra de proteinas vegetais que muitas vezes podem ser encontradas em rações para gato.
Conclusão: alimentando um furão com rações para gato criara uma deficiencia nutricional.

2.como palavra-chave furões foram classificados como "roedores" o que é totalmente errado pois furões não são roedores e estão longe disso, são mustelideos, que ao contrario de roedores não precisam roer o tempo todo para evitar que os dentes crescam, se fazem é apenas para fortalecer os dentes ou na maioria das vezes brincar :)

3.o furão é um só Mustela putorius furos, o que existe é uma variedade de cores e não de especies.

4. eu recomendaria uma visita ao veterinario mais periodica como algo em torno de 6 meses ou 3 meses.

para mais informações recomendo o site:
I love my ferret (http://www.ilovemyferret.com.br/index.php) (português)



De Animalia a 5 de Setembro de 2010 às 08:11

olá Jonathan. Muito obrigada por todos os seus esclarecimentos mas tudo o que está neste post é verdadeiro.

Quanto á sua oposição número:


  1. Sim, as rações de gato servem sim para furões apesar de se encontrar facilmente em qualquer loja (assim como disse neste post);


  2. Sim, neste sua segunda hipótese tem razão. Foi um erro ao qual eu irei emendar. Peço imensa desculpa!


  3. Outro erro que fiz no post.


  4. Pois isso tudo depende. Quem sabe se até necessitará de ir uma vez por semana caso aconteça alguma coisa? As idas ao veterinário eu faço uma simples opção que pelo menos nesse período de tempo devem mesmo ir.


  5. Muito obrigada por todas as suas oposições e pela sua atenção (;


De Jonathan a 5 de Setembro de 2010 às 15:50

obrigado pela resposta. Quero deixar claro que meu objetivo foi apenas ajudar o blog e esclarecer algumas coisas.
Quanto a ração de gato ela não é recomendada para furões exatamente pelo fato de existirem rações especialmente desenvolvidas para eles, furões poderiam realmente consumir rações para gato mas não equivale nutricionalmente a ração desenvolvida para eles.
Outra coisa que acho interessante abordar é o fato de que no Brasil só é permitido/recomendado a compra de furões para pessoas que morem nas regiões sul e sudeste, as regiões centro-oeste, norte e nordeste são extremamente quentes e como os furões são animais de clima temperado eles sofreriam muito com a alta temperatura. Mesmo assim no Brasil os furões só podem se tornar animais de estimação se forem licensiados(feito pelo IBAMA) e castrados antes de chegarem ao pais, caso contrario o furão não estara legalizado e isto pode ser considerado como contrabando de animais.

obrigado pela atenção e parabéns pelo blog, esta realmente muito bom.


De Animalia a 9 de Setembro de 2010 às 13:11
Obrigada eu :)


Comentar post