Segunda-feira, 28 de Junho de 2010

Porquinho da índia

O porquinho da índia foi extinto da natureza, agora só existe como animal de estimação.

Os porquinhos da índia podem viver até 8 anos. Para o primeiro acasalamento aconselha-se a que a fêmea tenha entre três a sete meses e o macho três/quatro meses, sendo desaconselhado que a fêmea tenha mais que sete meses. O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo em média 62 dias. Um porquinho da índia filhote mede cerca de 7,50 cm.  À terceira semana é a idade ideal para o desmame.

 

 

Os machos pesam cerca de 1kg e podem medir 25 cm (em adulto). As fêmeas geralmente são mais leves, medindo 20 cm de comprimento e pondendo chegar a pesar 900 g.

 

 

 

Os porquinhos da índia são animais extremamente dóceis, tímidos e queridos! Encantam com a sua beleza e raramente merdem a não ser que sejam ameaçados! Adaptam-se muito bem á vida em cativeiro. Deve comer ração própria para porquinho da índia mas, caso não encontre poderá optar por ração para coelho. Também gostam de comer cenouras, tomate, pepino, salsa, entre outros.  Deve evitar alimentos como a batata, a alface e os espinafres e cortar a maçã em pedacinhos porque alguns porquinhos podem desenvolver feridas nos lábios se a tiverem que trincar. O feno é fundamental para o desgaste dos dentes em constante crescimento e para regular o funcionamento do seu organismo e deve estar disponível permanentemente.

 

 

Quanto á higiene os porquinhos da índia encarregam-se dela. Limpam o pêlo com a ajuda das patas.  No caso de ser porquinho da índia de pêlo longo convém penteá-lo uma vez por semana. Apenas deverá dar banho ao seu porquinho caso este se encontre muito sujo. Se optar pelo banho deve utilizar um champô próprio para roedores, a água deverá ser tépida e com muito pouca profundidade. Lembre-se que os porquinhos molhados poderão constipar-se com facilidade, correndo risco de vida, pelo que deverá enxugá-lo e secá-lo muito bem, se necessário com a ajuda de um secador numa temperatura muito baixa e com muito cuidado.

 

publicado por Animalia às 15:00
link | comentar | favorito
5 comentários:
De Matilde a 28 de Junho de 2010 às 15:40
São tão queridos *.*


De Secrets from a special person a 28 de Junho de 2010 às 15:44
que giro, não sabia (:
gosto tanto de porquinhos da india *.*
é um dos meus desejos mais recentes <3


De Secrets from a special person a 28 de Junho de 2010 às 15:44
p.s. amei a foto do dia *.* animalia <3


De N. S. a 28 de Junho de 2010 às 18:02
As gatas são animais muito femeninas, daí o monte de joías que a gatinha tem!(Fotografia do dia 28/6)


De maria a 29 de Junho de 2010 às 14:16
eu gostei muito de ler sobre o porquinho da ibdia mas tenho uma duvida se uma femia ta a parir que cuidados é que devemos ter?


Comentar post