Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Rottweiler

História:

Crê-se que inicialmente, o Rottweiler trabalhou como cão de carga entregando carne, daí que também seja conhecido por “Metzgerhund “(Cão do Carniceiro). Revelou-se igualmente útil na condução do gado e a puxar pequenos veículos com cargas de leite. Diz-se que alguns comerciantes tinham por hábito guardar, nas coleiras destes cães, o dinheiro que faziam nas feiras, por segurança.

A prosperidade desta raça foi no entanto ameaçada quando, no séc.. XVIII, o Governo estabeleceu que o transporte de gado fosse feito por comboio e assim já seria menos provável utilizar-se o cão como condutor de gado.

Comportamento:

O Rottweiler é uma companhia calma, silenciosa e obediente. Existem porem linhas de cães com temperamentos totalmente opostos. O seu nível de agressividade está muito dependente do tipo de treino que recebe, e é altamente desaconselhável estimulá-lo para o ataque.

Deve ser educado desde pequeno de uma forma sistemática e positiva, para que se torne num companheiro seguro. É aconselhável que o dono possua alguma experiência em lidar com este tipo de perfil, já que estes cães são bastante inteligentes e têm uma personalidade forte. Como cães de guarda são extremamente atentos e são inimigos para com os intrusos.

Na sua relação com a família, são animais alegres que gostam de receber atenção do seu dono. Lidam bem com as crianças e com outros animais de estimação, se forem devidamente habituados a conviver com eles.

A esperança média de vida ronda, aproximadamente, os 10 anos de idade.

Higiene:
A manutenção do seu pêlo deve ser efectuada semanalmente com uma escova de arame ou de borracha.
Não são animais exigentes em termos de exercício físico. Gostam de nadar, passear e brincar. É aconselhável que possam sair pelos menos durante 2 horas por dia.

sinto-me: Triste
música: Embora doa
Palavras chave: ,
publicado por Animalia às 22:39
link | comentar | favorito