Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

RE: Karin@ - Gatos que não larguem muito pêlo

Bem, uma leitora do blog quer saber quais os gatos que não larguem pêlo. A Karin@ disse que não queria o gato egípcio, com certeza que te estavas a referir ao esfinge mas, também há gatos esfinge com pêlo e não largam assim muito pêlo.

 

Aqui estão alguns exemplos de gatos com pouco pêlo:

 

  • Cornish rex

 

  • Devon rex

 

Estas duas raças largam pouco pêlo contudo, é difícil encontrá-las em Portugal.

 

  • Siamês

 

Bem, isto são apenas 3 raças que largam pouco pêlo mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam o segredo do gato largar muito pêlo está na escova, para cada tipo de pêlo há uma escova e se o gato não for escovado com a sua escova apropriada poderá largar muito  pêlo: o gatos de pêlo macio precisam de escovas macias, enquanto que os de pêlo comprido necessitam de escovas com dentes mais rijos para desfazer as riças. Escovar o pêlo do gato é fundamental para a remoção de pêlo morto.

 

 

Caso não queiram optar por gatos de pouco pêlo existem outros cuidados que diminuem a queda de pêlo, por exemplo, a alimentação: os gatos devem comer alimentos ricos em ómega 3 e ómega 6 pois contribui para um pêlo mais sedoso e faz com que caia menos. Todos/as sabemos que o pêlo do gato agarra-se muito a qualquer lugar (por isso é que ele se espalha pela casa toda) então podem optar por uma cama lavável  e confortável para o gato e coloque-a no lugar preferido do gato assim, a maioria dos pêlo iram estar lá e depois é só lavar. Outra forma é usar produtos anti-queda que cada vez mais estão a surgir no mercado que têm como função controlar a queda de pêlos nos gatos: óleos, sprays, suplementos vitamínicos, champôs, amaciadores, etc. Informe-se com o seu veterinário sobre a eficácia destes produtos e quais os mais aconselhados para o pêlo do seu gato. Outra forma é usar protectores nos sofás.

 

Bem, agora vou dar um pequeno exemplo pessoal. Eu tenho um persa e como deve ser de imaginar são gatos com muito pêlo e precisam de ser escovados todos os dias. Então eu escovo-o mas, tenho que admitir que não é todos os dias pois é uma trabalheira mas, tem de ser. Então quando ele anda dentro de casa tenho o cuidado de não o deixar ir para cima de tapetes/sofás senão é uma coisa infernal. Então optei por colocar uma caminha dentro de casa e escová-lo diariamente e os pêlos começam a diminuir, É óbvio que não desaparecem completamente pois isso é impossível, afinal são gatos com muito pêlo. Já agora até vos deixo aqui umas fotografias dele e da escova que uso para lhe remover os pêlos mortos:

 

Aquilo vermelho no lábio superior é  uma ferida que lhe apareceu na segunda-feira á noite.

 

 

 

E esta é a escova que eu uso para lhe pentear:

 

 

 

 

publicado por Animalia às 15:00
link do post | favorito
De a 14 de Julho de 2010 às 20:33
O teu gato é tão fofinho ! ( eu adoro gatos... não posso ver nenhum que quero logo ir ter com ele! xD)

Ainda bem que no zoo eles são bem tratados! *



Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.