O que é?
A carraça é um ectoparasita que se alimenta do sangue de cães, gatos, suínos, ruminantes, aves, etc.
Existem 800 espécies mas, em Portugal existe só uma dezena delas. Vamos falar-vos especialmente de duas espécies, são ambas as que mais parasitam os nossos cães:
Carraça dura - É aquela que a cutícula é dura, é muito parecida com escaravelho
Carraça mole - É aquela que a cutícula é mole. Esta espécie fixa-se especialmente nas orelhas e incha quando está cheia de sangue, parecendo um feijão
Como "aparecem" as carraças nos nossos cães?
As carraças não aparecem nos nossos cães por magia. Como não voam nem saltam, instalam-se nas ervas e nos arbustos e esperam que o seu hospedeiro passe e se rosse na vegetação.
Como evitar a infestação?
Infelizmentee não existe nenhum esquema preventivo. As carraças podem estar em todo o lado, desde jardins públicos a jardins privados.
Como combater a carraça?
Tal como acontece com a pulga a carraça não se deve combater só no animal mas, também no ambiente. Existem 2 formas fáceis de eliminá-la:
Quanto ás infestações em locais públicos é impossível fazer com que o cão não "ganhe" carraças, tentem evitar locais públicos onde sabem que poderão estar infectados ou caso o levem, assim que chegarem a casa desinfectem-nos. No ambiente doméstico, seja dentro de casa ou no jardim, todos os locais devem ser desinfectados com insecticidas apropriados mas, sempre tendo em atenção que esses produtos não intoxiquem o animal.
Febre da carraça
Com certeza já ouvimos muitas vezes falar na febre da carraça mas, com certeza alguns de vocês não sabem bem o que isso significa. A febre da carraça manifesta-se especialmente entre Abril e Setembro e é provocada pela bactéria rickétsia. Esta bactéria é transmitida ao homem através de cães ou roedores. A população mais afectada são as crianças com menos de 15 anos. Os primeiros sintomas após a picada da carraça surgem ao fim de uma semana. Geralmente surge febre, dores musculares e de cabeça, enjoo, vómitos e perda de apetite. Aparece mais tarde manchas e pápulas que se espalham pelo corpo todo, incluindo as palmas das mãos e plantas dos pés. Se encontrar-mos uma carraça em nós não devemos entrar em pânico e devemos retirá-la imediatamente - só vamos ao médico caso haja qualquer sintoma indicado acima.
Nome do blog: Animalia
E-mail: blog.animalia@hotmail.com
Facebook: Aqui
Data de ínico: 23 de Março de 2010
Gerentes: Teresa Catarina
Colaboradora: Ana
Contador de visitas:
ESTE BLOG ENCONTRA-SE ENCERRADO!